kortex Industrial Hub

Plataforma de Sinergias Industriais

Ecossistema Kortex

A plataforma Kortex Industrial HUB visa contribuir para a dinamização da economia circular e das simbioses industriais agregando um conjunto de serviços e conhecimentos aplicados aos diferentes setores industriais.

Visioning

Branding

Planning

Marketing

U

Research

Hiring

Networking

Operations

Como posso obter mais informação sobre o projeto Kortex Industrial Hub?

Qual Objetivo Projeto Kortex Industrial HUB?
O projeto Kortex Industrial Hub visa promover movimentos colaborativos e «simbioses industriais» entre agentes económicos, contribuir para uma maior sensibilização e consciencialização para a importância de uma abordagem circular à economia, e fomentar a participação e o envolvimento dos agentes económicos na procura de soluções para dar resposta a fluxos de desperdício de materiais.
Qual o alinhamento com as políticas Europeias e Nacionais?
Os objetivos do projeto Kortex Industrial Hub convergem com os propósitos definidos nos desafios europeus e nacionais em matéria de economia circular, nomeadamente aqueles expressos, respetivamente, no Plano Europeu “Fechar o Ciclo – Plano de Acão da EU para a Economia Circular” e no Plano Nacional “Plano de Acão para a Economia Circular em Portugal” (PAEC).
Como funciona a plataforma?
O projeto permitirá uma forte ligação entre os diferentes agentes da cadeia de valor através da aposta na desmaterialização de processos, na monitorização remota de sistemas produtivos, no mapeamento dos inputs e outputs empresariais, na procura de sinergias que permitam a otimização e prolongamento da utilização dos recursos disponíveis na economia. Na sua fase inicial, o projeto abrangerá o Município de Vila Nova de Famalicão. Em fases posteriores, o projeto, que será escalável e universal, estender-se-á a outras regiões e fronteiras.
Que ações estão previstas?
Na fase de implementação, o projeto tem como objetivos a divulgação junto dos agentes económicos locais, prevendo-se a realização de Workshops e uma Conferência, e a operacionalização da plataforma Kortex Industrial Hub, contando com 10 empresas piloto. Num prazo de 3 anos, perspetiva-se que a plataforma esteja a operar com 150 empresas, gerando um volume de negócios em «simbioses industriais» de 0,4 milhões de euros/ano.
Como posso participar?
Entre em contacto através do menu contactos. Temos uma equipa preparada para o receber.

O que é “Economia Circular?”

Do linear para o circular

 

A Economia Circular é uma abordagem ao desenvolvimento económico baseada em sistemas de produção e consumo em circuitos fechados, com impacto positivo nos negócios, na sociedade e no ambiente.

Ao contrário do modelo linear, a economia circular baseia-se nos princípio dos 5R: reduzir, reutilizar, reparar, reabilitar e reciclar.

A economia circular visa manter os recursos, materiais e produtos o maior período de tempo possível no ciclo económico, através do design de produtos, serviços e sistemas, minimizando assim a produção de resíduos, e utilizando energias renováveis.

Ao minimizar a extração de recursos, maximizando a sua reutilização, a economia circular procura aumentar a eficiência e promover o desenvolvimento de novos modelos de negócio dissociando
assim o crescimento económico do aumento no consumo de ros.

 

 

“The linear ‘take-make-dispose’ model relies on large quantities of easily accessible resources and energy, and as such is increasingly unfit for the reality in which it operates. Working towards efficiency alone—a reduction of resources and fossil energy consumed per unit of manufacturing output—will not alter the finite nature of their stocks but can only delay the inevitable. A change of the entire operating system seems necessary.“ Ellen MacArthur Foundation

Business News & Resources

No Results Found

The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.

Share This